Guia 2024: Top Funk para dançar

Quando aquela batida do funk começa, é muito difícil resistir. Esse gênero musical que nasceu na favela do Rio de Janeiro trouxe o termo “carioca” para o funk, que até então era apenas relacionado ao estilo norte-americano de James Brown. 

O funk carioca é amado, odiado, alvo de preconceito e admiração ao mesmo tempo. Mas uma coisa é certa: “quando toca, ninguém fica parado”. Por isso, fizemos uma seleção de 10 funks para dançar que simplesmente não podem faltar na sua playlist! Vai, DJ, que agora o bicho vai pegar!

1 – Rolé na Favela de Nave (Oruam, Didi, Dj Lc da Roça)

Esse hit invadiu milhares de bailes, festas, vídeos nas redes sociais e até aulas de dança. Já sabemos que o funk é um estilo que vai direto ao ponto, com linguagem explícita. E é isso mesmo que o torna tão interessante! 

Ouvimos de cara: “É putaria no Complexo!”. Com o som no último volume, descendo até o chão, rola de tudo. Mas “pode ficar tranquila, que eu vou deixar no sigilo”. Afinal, o que acontece na pista fica na pista?

2 – Monstrão (DENNIS, Anitta)

É óbvio que não poderia faltar um som da Anitta, que foi do bairro carioca Honório Gurgel até dezenas de países levando seu funk e sua música sempre surpreendente. Aqui, ela avisa: “Eu cheguei pra fazer cê pirar, hoje eu vou bagunçar jogando a raba”. Diferente da música anterior, aqui é a mulher que fala a partir do seu ponto de vista, e ela pede claramente o que quer: “Soca, soca, soca, soca com pressão!”

3 – POCPOC (Pedro Sampaio)

Esse som aqui vem com uma das coreografias mais dançadas dos últimos tempos. Tem suspense, gemida, refrão que cola na cabeça e ritmo contagiante. O som do “pocpoc” é para o sexo e para o próprio batidão do funk: “Bota a mãozinha na parede que eu te deixo forte, pede com maldade, toma pocpoc”. E olha que a promessa não é pequena: “Tu vai tomar sem parar!”. Vish!

4 – Bandidona (POCAH, Pabllo Vittar, DJ Biel do Furduncinho, Papatinho )

Esse funk aqui é de peso, juntando todos esses artistas icônicos do gênero. A favela, lugar sempre marginalizado, alvo de preconceito, racismo, violência e apagamento, é o cenário principal no funk, ganhando protagonismo. Aqui não é diferente: falam do chinelo Kenner, da marca de fitinha e dessa bandidona “encantadora de anaconda”. Aumenta o som!

5 – Joga pra Lua (Anitta, DENNIS, Pedro Sampaio)

Hit do álbum “Funk Generation”, lançado em 2024 pela Anitta, esse feat aqui com DENNIS e Pedro Sampaio, de sonoridades modernas e o refrão “Joga pra lua, vai, joga essa bunda, vai” faz a galera ficar louca na pista, é sério. Experimente tocar isso na hora mais lotada da noite… o povo se acaba!

6 – Posição de Ataque (Papatinho, Luísa Sonza, Dj Biel do Furduncinho)

Muito gostosinho esse funk que anuncia: Atenção! Atenção! Vai começar / Posição de ataque”. E Luísa Sonza que diz “Fica tranquilo, toma meu chá”, vocês sabem de que chá ela está falando, né? Esse é daqueles sons pra você dançar e deixar todo mundo babando!

7 – Na velocidade (DENNIS, MC Don Juan, Ericoty, DJ Kaioken)

Esse é um hit com um clima bem sensual, uma batida mais tranquila pra inspirar aquela pegada gostosa, que começa bem devagarzinho – mas que termina acelerada: “Ela perdeu todo ar de tesão I Tá comigo então pode relaxar / Na velocidade ela me pede pra botar / Pode ficar calma baby eu não vou machucar / Viu que é muito grande e me pediu devagar / O jeito que ela senta e movimenta é sacanagem então vou ter que acelerar”.

8 – Tropical (MC Kevinho, MC Rogerinho)

Em clima de sonoridades tropicais, esse novo som de MC KEvinho e MC Rogerinho tem uma batida mais moderada, mas uma letra bem quente. Sabe aquele calor que faz você perder completamente a cabeça? É isso! “A gente brisa no quarto escuro, fazendo barulho / O povo xinga, não ligo pra nada I Que se exploda o mundo, porque ah, ela sentando é demais”.

9 – Assanhadinha (POCAH, MC Durrony)

Uma delícia muito da safada essa música da POCAH que começa contando que fugiu de casa, pulou o muro de shortinho pra ir pro baile da RQ (baile funk de Duque de Caxias, no Rio) e provoca: “Te levo pro beco pra te mostrar uma coisinha diferente, tá?”. E pra saber o resto, tem que ouvir o som! 

10 – Pu$$y (DJ Biel do Furduncinho)

E terminamos nossa lista com o mais novo som do DJ Biel do Furduncinho. Aqui o batidão é aquele feito com a voz, seguido de uma pausa para um gemidão bem alto e gostoso que te leva até o refrão “Pussy, pussy, pussy / Tô gamadinho na pussy dela”

E aí, bateu aquela vontade louca de dançar? Funk é assim: o som e a temperatura da sala lá em cima, sem papas na língua, com pouca enrolação e muito tesão. Ui!

Bónus: tutorial para dançar funk no TikTok 😎

Ler mais sobre esse tema: