Lições de uma lenda: a despedida de David Bowie

Quando até o Kanye West decide humildemente homenagear outro artista, é porque esse artista realmente significou algo nesse mundo.

David Bowie, o homem de mil faces, cuja carreira durou mais de 50 anos e cuja arte e imaginação influenciaram não só o mundo da música, mas também da moda, infelizmente faleceu hoje. Depois de alcançar a fama com Space Oddity, em 1969, David Bowie se tornou um superstar global e imensa inspiração para pessoas de todos os campos. Por isso, é o momento de lembrar algumas lições de vida preciosas ensinadas por uma das maiores lendas da música no século XX. O mundo será um lugar mais sombrio sem ele.

1 – Vista o que quiser

A parceria de longa data de Bowie com Eley Kishimoto resultou em alguns dos figurinos de shows mais espetaculares que já existiram. Até hoje, os momentos mais desteminos de Bowie na moda, dobrando as normas de gênero sem pedir desculpa a ninguém, contribuem bastante para que a comunidade LGBT fosse aceita pelo público geral.

2 – Seja herói só por um dia

Não dá pra ser perfeito todo dia, mas às vezes é bom despertar o herói em você mesmo: um ato de bondade, um estilo novo, um pedido de desculpas… você escolhe: não existe gesto pequeno demais.

3 –   Let’s Dance

Pare de ficar sentado num canto vendo a vida passar. Quem liga para o que os outros pensam? Deixe os haters julgarem: você está ocupado demais sapateando por aí, curtindo o ritmo da vida.

4 – Abrace a criança que existe em você

David Bowie adorava crianças e provou isso muitas vezes através de seu trabalho de caridade e da teia mágica de suas músicas.

Sua imaginação vívida e jovial capturou a essência da infância, demonstrada em letras como a de Space Oddity.

“This is Major Tom to Ground Control
I’m stepping through the door
And I’m floating in the most peculiar way
And the stars look very different today
For here am I sitting in my tin can
Far above the world
Planet Earth is blue
And there’s nothing I can do”

…tem também a introdução à obra-prima britânica “The Snowman”

5 – Faça arte – mesmo que todo mundo ache que o que você faz é feio.

Olhando para o David Bowie nas primeiras fases da carreira, ninguém imaginaria que ele se tornaria o maior ícone do glam rock do mundo.

Nas palavras dele: “Eu não sei para onde vou, mas prometo que não serei entediante”. Nunca prive você mesmo de fazer aquilo que você ama. Alguém em algum lugar vai amar o que você faz tanto quanto você.

 

6 – Aceite e ame os excêntricos e esquisitões

“Eu nunca correspondi bem ao pensamento negativo estabelecido” …. Não é necessário dizer mais nada

(Esse salto é sensacional)

7 – Mantenha sempre o elemento surpresa

Todo mundo pensava que a Beyoncé tinha sido a primeira e única a lançar  um álbum surpresa…não senhores. Bowie lançou o disco The Next Day, em março de 2013, sem nenhum aviso ou publicidade. Ele sempre se esquiva de aparições em público e prêmios, e já admitiu não ser articulado…mas seu trabalho fala por si, e fala alto o suficiente.

8 – Seja você mesmo

Entre aspas:

“Eu reinventei minha imagem tantas vezes que estou em negação de ter sido, originalmente, uma coreana acima do peso.”

“Não quero ouvir você dizer que a vida não te leva a lugar nenhum.”

“Eu não tenho lealdade estilística. É por isso que as pessoas me veem mudar o tempo todo. Mas existe continuidade temática. Como um artista do artifício, eu acredito ter mais integridade do que qualquer um dos meus contemporâneos.”

“Não sou um profeta ou um homem de pedra; sou só um mortal com o potencial de um super-homem. Eu vou vivendo.”

 

Playlist especial David Bowie

Ler mais sobre esse tema: