15 Cantoras Brasileiras que marcaram a história

Por quantas cantoras brasileiras você já se apaixonou hoje? E ontem? Muitas, não é? Nascem mulheres talentosas na música do Brasil desde antes de 1.500. 

Quer um exemplo? A era do rádio no Brasil começou na década de 20, e pouco tempo depois já tínhamos Angela Maria e Dalva de Oliveira.

Na época da ditadura militar, instaurada em 1964, nosso país passou por um momento de efervescência cultural apesar de toda a violência do período. 

Foi quando tivemos a consolidação da MPB no mercado fonográfico com a chamada era dos festivais. Elis Regina, Nara Leão e Maria Bethânia começaram a se destacar, assim como Rita Lee, à frente dos Mutantes. 

Você sabe quais são as cantoras mais ouvidas do Brasil? Vou citar algumas artistas de diferentes épocas. Vem comigo!

1. Elis Regina

Elis Regina ou “Pimentinha” nasceu em Porto Alegre em 1945 e ficou conhecida por sua voz única, pela irreverência e pela presença de palco. Aclamada no Brasil e fora do país, já foi comparada a Billie Holiday e Ella Fitzgerald. Tem pouca moral, né?

Ela foi a primeira grande cantora brasileira que surgiu na era dos festivais na década de 60. Influenciada especialmente por Ângela Maria, da era dos rádios, Elis foi muito além da bossa-nova e da MPB e passou pelo rock, pelo samba e pelo jazz.

As canções que ficaram famosas na sua voz foram “Madalena”, “Como nossos pais”, “Águas de Março”, “O Bêbado e a Equilibrista” e “Atrás da Porta”.

Uma curiosidade de Elis Regina para os mais jovens que não a conhecem bem: do seu casamento com o pianista César Camargo Mariano, teve Pedro Camargo Mariano e Maria Rita, ambos cantores reconhecidos no Brasil.

OUÇA AS MELHORES DE ELIS REGINA

2. Elza Soares

A mulher do fim do mundo, aquela que cantou até o fim e se tornou referência de luta, musicalidade e inovação. Essa é Elza Soares, uma das maiores cantoras de todos os tempos, não só do Brasil. 

Quer uma prova? A Rádio BBC de Londres, em 1999, elegeu Elza a cantora brasileira do milênio. Para a revista Rolling Stone Brasil, ela está no Top 20 da lista das 100 maiores vozes da música brasileira.

Em seus mais de 60 anos de carreira, foram inúmeras músicas no topo das paradas do Brasil, como “Se Acaso Você Chegasse”, “Aquarela Brasileira”, “O meu guri” e “Maria da Vila Matilde”.

Em 2016, Elza foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa, com “Maria da Vila Matilde”, venceu a categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira, com “A Mulher do Fim do Mundo”. 

Além da contribuição musical, a artista tinha uma voz ativa socialmente. Vinda do “planeta fome”, como ela mesma disse, Elza sempre se manifestava contra as desigualdades.

Por isso, quando alguém te perguntar sobre cantoras brasileiras negras, brancas, pardas ou indígenas, jamais se esqueça de citar a voz do milênio.

OUÇA AS ESSENCIAIS DE ELZA SOARES

3. Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos ou simplesmente Gal Costa, cantora, compositora e dona de uma das vozes brasileiras inconfundíveis. 

Sua estreia aconteceu em 1964 ao lado de artistas de respeito, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Tom Zé. 

Em 1968, ao participar do disco Tropicália ou Panis et Circencis (1968), apareceu seu primeiro grande sucesso solo: “Baby”. Nos anos seguintes, vieram as músicas “Divino maravilhoso” e “Que pena (Ele já não gosta mais de mim)”. 

Não à toa, em 1975, Gal fez imenso sucesso ao gravar a música de abertura da telenovela “Gabriela”, da Rede Globo. Com o show “Doces Bárbaros”, idealizado no mesmo ano com Gil, Caetano e Bethânia, rodou o Brasil. 

Nas décadas seguintes, Gal gravou inúmeros sucessos de diversos compositores e é uma artista que acompanha as mudanças do mercado fonográfico de perto. Por isso, sempre lança trabalhos com estética atual e parcerias com artistas jovens.

OUÇA A PLAYLIST 100% GAL COSTA

4. Maria Bethânia

Quando eu escuto Maria Bethânia cantando “Hoje eu ouço as canções que você fez pra mim / Não sei por que razão tudo mudou assim / Ficaram as canções e você não ficou”, fico imaginando se é um anjo sussurrando no meu ouvido.

A cantora brasileira queria ser atriz, se mudou para Salvador em 1960 para estudar. Em um ambiente estudantil animado, teve contato com as inúmeras manifestações artísticas.

Até que seu irmão Caetano Veloso a chamou para interpretar as canções da trilha musical da peça Boca de Ouro, de Nélson Rodrigues, em 1963. 

Os irmãos conheceram Gilberto Gil e Gal Costa na mesma época e o quarteto estreou o espetáculo Nós, Por Exemplo em 1964. 

No ano seguinte, Bethânia estreou oficialmente sua carreira musical ao substituir Nara Leão no espetáculo Opinião. Na ocasião, seu primeiro sucesso apareceu: “Carcará”. Foi também em 1965 que ela lançou seu homônimo álbum de estreia. 

A partir de então, tudo virou história. São mais de 50 anos de carreira de uma das mais importantes cantoras brasileiras atuais.

OUÇA A PLAYLIST 100% MARIA BETHÂNIA

5. Alcione

“Mas tem que me prender (teeeeeeeeeeeeeem!)

Tem que seduzir (tem!)

Só pra me deixar

Louca por você”

Preste atenção neste recado: se você leu esses versos ao invés de gritar (ainda que mentalmente), joga “Você Me Vira A Cabeça” na minha plataforma.

A dona desse hino nacional brasileiro alternativo (junto com Evidências, de Chitãozinho e Xororó) é a maranhense Alcione, uma das mais notórias sambistas do país.

Carinhosamente chamada de “Marrom” pelos integrantes da orquestra de seu pai (Orquestra Jazz Guarani) quando ainda tinha 12 anos, a “Rainha do Samba” ou “A Voz do Samba” tem “apenas” 30 álbuns de estúdio e nove ao vivo.

Em 2018, foi homenageada pela Mocidade Alegre, tradicional escola de samba de São Paulo, pelos 70 anos de vida e os 45 anos de carreira.

Marrom ganhou o Grammy Latino em 2003, com “Ao Vivo”, na categoria de Melhor Álbum de Samba/Pagode. Ela também foi premiada pela Academie Arts Sciences Lettres e pela Fundação Luso-Brasileira.

OUÇA AS ESSENCIAIS DE ALCIONE

6. Rita Lee

Rita Lee é a Rainha do Rock Brasileiro. Cantora, compositora, atriz, multi-instrumentista e escritora, é também uma das artistas mais irreverentes que já nasceu no Brasil.

Rita começou no rock, com os grupos “Os Mutantes” e “Tutti Frutti”, mas passeou por diversos gêneros, inclusive com a psicodelia da era do tropicalismo. Ela misturava muitas influências musicais na hora de compor com seu principal parceiro (e marido) Roberto de Carvalho.

Da voz dela, vieram “Ovelha Negra”, “Lança Perfume”, “Mania de Você”, “Baila Comigo”, “Agora Só Falta Você”, “Desculpe o Auê”, e muitos outros hits. 

Se um dia te perguntarem “Quem é a cantora mais ouvida do Brasil?”, você provavelmente não vai responder Rita Lee. Mas há algumas décadas, ela seria a resposta mais provável, pois ela foi recordista de vendas de discos.

OUÇA OS SUCESSOS DE RITA LEE

7. Clara Nunes

“Feira De Mangaio”, “O Mar Serenou”, “Conto De Areia”, “Canto Das Três Raças”, “Tristeza Pé No Chão”. Se você já ouviu alguma dessas músicas, a voz mais conhecida que as interpreta é de Clara Nunes.

A mineira é considerada uma das melhores intérpretes do Brasil e foi uma grande pesquisadora da música popular brasileira e do nosso folclore, além de umbandista. Com isso, levou a cultura afro-brasileira para todo o seu trabalho musical. 

Ela chegou a trabalhar com o então baixista Milton Nascimento. Isso mesmo. Bituca e Clara se encontraram em Belo Horizonte. 

Mas foi no Rio de Janeiro que ela se tornou famosa no Brasil inteiro no fim da década de 60. Ela se firmou como cantora de samba ao lançar o álbum “Clara Clarice Clara” e, em 1973, lançou pela Odeon o disco “Clara Nunes”. 

Estamos combinades de você abrir o player e colocar Clara para tocar, certo?

OUÇA AS MELHORES MÚSICAS DE CLARA NUNES

8. Clementina de Jesus

“Eu não sou daqui (marinheiro só)

Eu não tenho amor (marinheiro só)

Eu sou da Bahia (marinheiro só)

De São Salvador (marinheiro só)”

Anda pesquisando as cantoras brasileiras antigas? Clementina de Jesus é mais uma que entrará para a sua lista.

Descoberta na década de 60 pelo compositor Hermínio Bello de Carvalho, a cantora participou do projeto O Menestrel com o violinista Turíbio Santos. 

Do sucesso deste espetáculo, Clementina passou a se apresentar com grandes nomes do samba, como Paulinho da Viola e Nelson Sargento. Ela chegou a representar o Brasil no Festival de Cannes (França) e no Festival de Arte Negra (Senegal) em 1966. 

Foram anos com nomes de peso em seus discos, como Candeia, João Bosco, Ivone Lara e Martinho da Vila, e muitas participações em shows e trabalhos de outros artistas do samba.

OUÇA OS SUCESSOS DE CLEMENTINA DE JESUS

9. Nara Leão

A musa da Bossa Nova também atende pelo nome de Nara Leão. Nascida em Vitória, ela ficou conhecida no Rio de Janeiro na década de 60.

E tudo começou com algumas reuniões no apartamento de seus pais com colegas que você provavelmente já ouviu falar: Carlos Lyra, Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli, nomes fortes da bossa-nova. 

Em 1963, teve sua estreia profissional ao lado de Vinícius de Moraes e Lyra, na comédia Pobre Menina Rica. Sua consagração veio após o golpe militar de 1964, com o espetáculo Opinião, junto com João do Vale e Zé Keti.

Voz ativa contra a ditadura, Nara se torna “cantora de protesto” e mantém-se presente nos encontros estudantis. Foi nessa época em que começou a cantar músicas de Chico Buarque, como “A Banda” e “Com Açúcar e com Afeto”.

É mais uma das cantoras brasileiras antigas com uma voz de anjo, sério. Coloca lá na plataforma!

OUÇA OS GRANDES SUCESSOS DE NARA LEÃO

10. Ângela Maria

Lembra que falei da Era do Rádio? Então! Vou falar agora da Rainha do Rádio, “título” que Ângela Maria ganhou em 1954. 

Intérprete de Chico Buarque e artistas mais antigos, ela popularizou “Babalu”, “Gente Humilde”, “Cinderela” e outras canções. 

Ângela foi uma grande inspiração para Gal Costa, Elis Regina, Milton Nascimento, Djavan, Ney Matogrosso e muitos outros artistas. 

Cantora, compositora e atriz, ela é uma das cantoras brasileiras antigas que mais venderam discos. Não à toa, muitos críticos de música a consideraram a maior voz do Brasil. 

Dentre seus fãs, estão Louis Armstrong, Édith Piaf e até Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Fruto de suas turnês nacionais e internacionais, sem dúvidas!

Em 1994, ela foi homenageada pela Rosas de Ouro, escola de samba de São Paulo que, foi consagrada campeã do carnaval daquele ano.

OUÇA AS MELHORES DE ÂNGELA MARIA

11. Beth Carvalho

“Ô coisinha tão bonitinha do pai.”

Beth Carvalho é uma coisinha mesmo. Dona de uma das vozes mais conhecidas do Brasil, é também uma das maiores intérpretes do samba.

Originada na bossa nova no fim da década de 60, foi no samba que Beth se encontrou. Foi ela que ajudou a revelar Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, Fundo de Quintal e muitos outros nomes do pagode brasileiro.

Por isso, se tornou “Madrinha do Samba” e “Madrinha do Pagode, e incorporou em seus shows os instrumentos que era exclusivamente utilizados nos pagodes do Cacique de Ramos que ela frequentava.

Até o ano de sua morte, Beth completou 51 anos de carreira, com 31 discos e 2 DVDs lançados, além de apresentações ao redor do mundo. 

OUÇA A PLAYLIST 100% BETH CARVALHO

12. Marisa Monte

Marisa de Azevedo Monte é uma das cantoras brasileiras da atualidade com maior projeção no Brasil e no mundo.

Compositora, multi-instrumentista e produtora musical, ela já coleciona quatro Grammy Latino (2001, 2003, 2006 e 2014), nas categorias Melhor Álbum (de diversos gêneros musicais).

Recentemente (2021), Marisa foi homenageada pelo conjunto de sua obra na 44ª edição do Prêmio Tenco. Ela é a primeira artista feminina brasileira a receber a homenagem.

Mais do que prêmios, a revista Rolling Stone Americana a considera a 4º maior cantora brasileira. Ela fica atrás apenas das cantoras brasileiras antigas que já mencionamos: Elis Regina, Gal Costa e Maria Bethânia. 

Além da carreira solo e seus inúmeros álbuns, Marisa tem o projeto Tribalistas, com Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown.

Uma curiosidade pertinente antes de terminar: Marisa namorou o cantor Nando Reis. De coração partido, Nando escreveu a música “Resposta” junto com Samuel Rosa. Sucesso absoluto do Skank.

OUÇA OS SUCESSOS DE MARISA MONTE

13. Elizeth Cardoso

Em 1920, no Morro da Mangueira, nasceu Elizeth Cardoso. Com o sonho de cantar, seu pai a levava pelos bairros cariocas da Zona Norte, onde cobrava ingresso das outras crianças para ouvi-la cantar.

Todos da família Cardoso adoravam música e, juntos, frequentavam casas de samba e festivais de música no Rio. A casa de Tia Ciata, uma das “madrinhas” do samba, era destino certo. 

Foi com essa veia artística desde criança que Elizeth ganhou o Brasil depois de alguns anos. Pixinguinha e Jacob do Bandolim a ouviram em uma festa em sua casa e se impressionaram. Ela fez um teste logo em seguida na Rádio Guanabara e passou, quando começou a ganhar bastante dinheiro com um disco gravado apenas.

Mesmo contra a vontade de seu pai, que era contra a exposição da filha, Elizeth se apresentou em 1936 no Programa Suburbano da Rádio Guanabara, e não parou mais. Sua voz entoou grandes sucessos da Era do Rádio, o que a fez se tornar uma das grandes cantoras do Brasil.

OUÇA AS GRANDES CANÇÕES DE ELIZETH CARDOSO

14. Cássia Eller

Rita Lee é a rainha do rock brasileiro, mas temos outra grande representante do gênero que apareceu nos anos 90: Cássia Eller. 

Ao longo de sua breve trajetória, Cássia lançou cinco álbuns de estúdio (entre 1990 e 1999), além de um álbum póstumo, lançado em 2002. 

Com o conhecido Acústico MTV (2001), ela ganhou o Grammy Latino de Melhor Álbum de Rock.

Você sabia que ela despontou na música em 1981 após participar de um espetáculo de Oswaldo Montenegro? 

Intérprete de grandes compositores, como Cazuza, Rita Lee, Renato Russo, Marisa Monte, Chico Buarque e Nando Reis, Cássia tem uma voz rouca que qualquer brasileiro com mais de 30 anos conhece.

Para a felicidade dos mais jovens, seu filho, Chico Chico, está por aí cantando e lembrando como era a voz de Cássia. Sim, é impressionante como se parecem. Sorte a nossa.

OUÇA AS MELHORES DE CÁSSIA ELLER

15. Carmen Miranda

Para finalizar nossa lista de cantoras brasileiras, não poderíamos deixar de fora Carmen Miranda, que cantou, dançou e atuou por muitos anos no Brasil e nos Estados Unidos. 

Carmen foi um ícone da cultura brasileira entre as décadas de 1930 e 1950. Seu apelido de “Brazilian Bombshell” era só um retrato de seus chapéus com frutas e exóticos figurinos. Era sua marca registrada. 

Em 1929, ela gravou “Ta-hí (Pra Você Gostar De Mim)”, de Joubert de Carvalho, o que a levou ao estrelato no Brasil. Era a principal intérprete do samba na década de 1930 e foi a primeira artista a assinar um contrato com uma emissora de rádio.

O destaque internacional veio em 1939, quando Lee Shubert, produtor da Broadway, a ofereceu um contrato para se apresentar em The Streets of Paris. Em 1940, então, ela estreou no cinema estadunidense no filme “Serenata Tropical”.

Não bastasse ser referência no Brasil, Carmen Miranda se tornou uma das personalidades mais populares nos Estados Unidos naquele ano. Ela chegou até a Casa Branca e se apresentou para o presidente Franklin Roosevelt.

No total, foram 14 filmes entre 1940 e 1950 nos Estados Unidos. Por isso, ela foi a primeira sul-americana com uma estrela na Calçada da Fama. 

Genial, não?

OUÇA AS GRANDES MÚSICAS DE CARMEN MIRANDA

Playlists para ouvir os grandes nomes femininos da música brasileira

Se você quer ouvir cantoras brasileiras da atualidade ou as antigas, é só entrar na minha plataforma e escolher algumas artistas de sua preferência.

Faça um enorme passeio pelas décadas e conheça as artistas da era do rádio e dos festivais, assim como as cantoras brasileiras novas.

Tem playlist prontinha para você. Basta digitar “Grandes Cantoras Brasileiras” e pronto!

Conclusão

De Clementina de Jesus a Marisa Monte, nosso país nos deu muitas cantoras brasileiras para apreciar. Independentemente do seu gosto musical, pode ter certeza que tem uma cantora que é seu número!

PRIMEIRO MÊS GRÁTIS? É #SÓNADEEZER!