Se há uns 5 anos atrás você me dissesse que nunca ouviu um brega funk, eu poderia até acreditar. Mas se você me disser isso hoje, eu não posso ter a mesma reação. Afinal, esse gênero musical está simplesmente dominando as paradas de sucesso!
Portanto, você pode até não saber definir o gênero brega funk, mas que eu tenho a certeza de que você já ouviu um single, isso eu tenho!
E digo mais: você não somente escutou, como também deve adorar esse estilo, não é verdade? Afinal, é simplesmente impossível não se empolgar e querer sair dançando por aí ao som do brega funk.
Por isso, eu trouxe os principais artistas desse estilo e os maiores sucessos para você colocá-los em sua playlist na minha plataforma e não tirar nunca mais!
R$1,80 NOS DOIS PRIMEIROS MESES? É #SÓNADEEZER!
Brega Funk: conheça mais sobre o ritmo que conquistou o Brasil
Como o próprio nome sugere, o brega funk é a união de dois gêneros musicais muito amados no Brasil: o brega e o funk carioca.
No entanto, essa não se trata apenas de uma simples mistura. Em sua história, existem muitos detalhes que foram capazes de enriquecer esse estilo e o tornar tão querido nos últimos tempos.
Onde surgiu o Brega Funk?
O brega funk nasceu no Nordeste, mais especificamente em Pernambuco. Sua história começou nos bailes da galera, festas realizadas nas comunidades de Recife, que contavam com concursos e shows de MCs locais.
Em razão das brigas entre as pessoas de regiões rivais, os eventos não perpetuaram por muito tempo. Inclusive, o principal baile da época foi fechado: o Baile do Rodoviário.
No entanto, a semente do brega funk já havia sido plantada! Isso porque MC Leozinho, um dos talentos locais surgidos nessas festas, começou a se basear no brega pop para compor suas músicas e seguir na carreira.
Suas produções eram uma mistura dos sons de Pernambuco com o forró do Ceará e o tecnobrega do Pará.
Assim, surgiu, no início da década de 2010, “DNA”, música do MC, em parceria com o DJ Serginho, considerada como o single que deu início ao brega funk.
O gênero, no entanto, só veio a ser conhecido e popularizado nacionalmente em 2018, com a música “Envolvimento”, de MC Loma e as Gêmeas Lacração.
Características
Como pôde ser percebido, o brega funk une as letras de funk com as batidas e sonoridade do eletrobrega. Isso quer dizer que a sofrência do estilo brega foi deixada de lado para dar lugar às letras mais ousadas do funk.
Portanto, a união desses gêneros criou um ritmo animado, divertido e super dançante. Não por acaso, boa parte do sucesso do brega funk também se deve às suas coreografias, com passos misturados, derivados do funk, axé e frevo.
Os principais artistas de Brega Funk do Brasil: saiba quem são
Depois de sair do Nordeste e ganhar o Brasil, o brega funk começou a conquistar artistas de várias partes do país. Inclusive, cantores que eram de outros gêneros passaram a gravar algumas músicas nesse estilo.
Quem ganha com todo esse investimento é o público, que passa a contar com vários hits para curtir e dançar quando e onde quiser.
Por isso, eu separei alguns dos principais nomes do brega funk para que você possa conhecer ainda mais esse gênero sensação e, é claro, pesquisá-los no meu aplicativo e adicionar aos seus favoritos.
MC Loma e as Gêmeas Lacração
Eu não poderia começar essa lista sem falar da MC Loma e de suas primas Marielly e Mirella, mais conhecidas como as Gêmeas Lacração. Afinal, foi com o sucesso “Envolvimento” desse trio que o brega funk passou a ser conhecido em todo o país.
Além desse hit, lançado em 2018, as cantoras já lançaram outros tantos singles dançantes, como “Treme Treme”, “Xonadão” e “Sentadinha Leve”.
Essa última, inclusive, foi lançada agora em 2021. Que tal adicioná-la à sua playlist?
Jerry Smith
Jerry Smith é mais um nome do brega funk. O cantor estourou no Brasil com o funk “Bumbum Granada”, em parceria com MC Zaac.
No entanto, apesar já do grande sucesso e trajetória no funk, Jerry resolveu apostar na diversificação de seu repertório, investindo no brega funk também.
Assim, dentro desse gênero, o cantor já produziu variadas músicas, como “Não Se Apaixona”, em parceria com as próprias MC Loma e as Gêmeas Lacração, e “Macetada”, em parceria com Felipe Amorim e Mila.
Então, bora ouvir “Não Se Apaixona” e “Macetada”?
Mila
Mila é mais uma cantora que investe nesse gênero musical. Ficou conhecida nacionalmente com o hit do Carnaval 2020, “Tudo OK”, single criado em parceria com o Thiaguinho MT e JS o Mão de Ouro.
A cantora foi contratada pela KondZilla Records, onde já gravou outras canções do brega funk, como “O Amor que Tu Perdeu”, em parceria com Jottapê, “Overdose de Bumbum”, em parceria com Dani Russo e Tainá Costa, e a própria “Macetada”.
Ela também regravou o sucesso “Amor ou Litrão” no ritmo brega funk ao lado de Menor Nico e Petter Ferraz, música que eu separei para você dar o play e curtir muito!
Thiaguinho MT
Após o sucesso “Tudo Ok”, Thiaguinho MT continou investindo em muitos outros singles do brega funk, como “O Pai Tá On” e “Não Tô Nem Aí”, em parceria com MC Dricka e JS o Mão de Ouro.
Apesar da voz do cantor ser inconfundível, a execução do seu bordão “É o Thiaguinho MT” durante as suas músicas não deixa dúvidas de sua interpretação.
Então, bora curtir um dos últimos lançamentos brega funk de Thiaguinho MT? A música da vez é “Ela Desce, Ela Joga”.
Dadá Boladão
Eu duvido que você nunca ouviu uma música do Dadá Boladão. E olha, eu já te digo que não são poucas as suas parcerias de sucesso no brega funk!
“Paredão”, em parceria com Kevinho e Jottapê, o remix de “Surtada”, com Tati Zaqui e OIK, e “Sentandinha”, em parceria com Tainá Costa, são apenas algumas delas.
Então, se você está a fim de ouvir aquele famoso “Dadá Boladão, baby”, vem comigo ouvir dois álbuns desse artista na minha plataforma.
Felipe Original
Felipe Original é realmente um cantor original do brega funk. Afinal, ele é simplesmente da terrinha onde surgiu o gênero: Recife.
Um de seus maiores sucessos é “Hit Contagiante”, que fez em parceria com Kevin O Chris e JS o Mão de Ouro.
Mas os hits do cantor realmente não são poucos! E eu posso listar aqui outros, como, por exemplo, “Maliciosamente” e “Sentadão”, produzido com Pedro Sampaio e JS o Mão de Ouro.
Então vem ouvir a playlist 100% Felipe Original no meu aplicativo, vem!
MC Danny
E eu não poderia deixar de fora dessa lista a MC Danny! Afinal, a cantora paulista simplesmente estourou no brega funk e tem lançado um sucesso atrás do outro.
“Xerecard”, em parceria com Jeff Costa, e “Tapinha no Bumbum”, com Felipe Original e Mayk Pancadão são alguns deles.
Além disso, MC Danny é famosa por suas parcerias com conhecidos nomes da música, como Zé Felipe, Wesley Safadão e Xande Avião.
O single com o filho de Leonardo, por exemplo, é um dos últimos lançamentos da cantora e já está estourado! Por isso, vem curtir “Toma Toma Vapo Vapo” no meu aplicativo.
Brega Funk: ouça os maiores hits e aumente o volume!
Bom, agora que você já conheceu alguns dos principais nomes do gênero, é hora de conhecer os melhores hits do brega funk.
Sentadão
“Sentadão”, como eu já te contei, é um single de Felipe Original, Pedro Sampaio e JS o Mão de Ouro. A música foi lançada em 2019 e nem mesmo a pandemia impediu que ela se tornasse esse grande sucesso.
Então, se você quer ouvir aquele maravilhoso trecho “Felipe Original, fala tu que eu tô cansado, Pe-dro Sampaio, vai”, vem comigo!
Envolvimento
Essa música simplesmente lançou o brega funk para o Brasil, como eu já te contei. Além disso, ela foi simplesmente o hit do Carnaval de 2018!
Mas, mesmo depois de todos esses anos, o single de MC Loma e as Gêmeas Lacração ainda continua sendo muito reproduzido em todo e qualquer lugar.
E hoje pode ser um bom momento para você ouvi-lo, que tal?
Tudo OK
“Tudo OK” é um hit de vários nomes do brega funk: Thiaguinho MT e Mila, além de ter contado com a produção de JS o Mão de Ouro.
Lançado em novembro de 2019, o hit bombou no carnaval do ano seguinte e sua letra simplesmente viralizou nas redes sociais, tornando-se a legenda de muitas fotos.
E por aí, o cabelo, a sobrancelha, a maquiagem e a unha estão ok?
Surtada
A história desse outro hit é bem interessante. Isso porque “Surtada” é originalmente uma música de hip hop, do grupo Calibre 2.1, lançada em 2019.
No entanto, meses após o seu lançamento, Dadá Boladão remixou o single para o brega funk, versão que foi produzida por JS o Mão de Ouro, e contou com a participação de Oik.
Um mês depois dessa versão, Tati Zaqui foi adicionada e a música se consagrou como um verdadeiro hit, tendo sido mais um dos singles a embalar o Carnaval de 2020.
Hit Contagiante
“Hit Contagiante” também é um outro remix feito pelo brega funk. Vale dizer que essa prática tem sido muito recorrente nesse gênero.
Assim, Felipe Original remixou o funk “Evoluiu”, de Kevin o Chris, que virou o então “Hit Contagiante”. Para isso, o cantor contou com a parceria do próprio Kevin e de JS o Mão de Ouro.
Então, vem se divertir com esse remix que é só sucesso!
Vem Me Satisfazer
Um outro remix do brega funk é “Vem Me Satisfazer”. A música foi originalmente gravada por MC Ingryd e já era um verdadeiro hit.
Mas, depois da sua remixagem com a própria MC Ingryd, DJ Pernambuco e MC Elvis, o single viralizou ainda mais. É o brega funk mostrando a que veio!
Bora ouvir?
Tudo no Sigilo
“Tudo no Sigilo”, de Vytinho NG e MC Bianca, também está entre as melhores músicas do brega funk! É claro que você já deve ter escutado, não é?
O lançamento do single foi em 2019 e a sua batida é simplesmente maravilhosa para dançar! Por isso, se você está a fim de mexer o corpo, essa pode ser a pedida. Para isso, basta dar o play!
O Amor Que Tu Perdeu
Para finalizar a minha lista, que eu tenho certeza que você deve estar adorando, eu trouxe “O Amor Que Tu Perdeu”, de Mila e Jottapê.
Para quem gosta de dançar, então saiba que a coreografia dessa música é ótima para fazer a “dancinha do amor que tu perdeu”.
Além disso, eu não poderia deixar de falar da deliciosa batida eletrobrega que ela possui, que é simplesmente contagiante.
Não acredita? Então dê o play e curta o som!
As melhores playlists de Brega Funk só na Deezer
Como eu sei que você adorou conhecer mais sobre o brega funk, esse ritmo tão cativante e divertido, eu separei algumas playlists da minha plataforma para você curtir esse som em casa, com a família ou com os amigos, e também nas festas. É sucesso!
Então, confira e salve para escutar nos melhores momentos!
Melhor do Funk 2019
Como eu te contei, 2019 foi o ano do lançamento de muitos sucessos do brega funk. Por isso, nada mais justo do que trazer uma playlist com muitos desses hits inesquecíveis e eternizados, como “Surtada” e “Hit Contagiante”.
Som de Paredão
Nessa playlist, você vai encontrar 50 singles super dançantes do brega funk para cair no passinho e tirar onda entre os amigos! É só dar o play!
Escute o melhor do Brega Funk na Deezer
Espero que você tenha se divertido muito com o meu conteúdo. Afinal, eu o produzi com muito carinho para que você pudesse conhecer mais sobre o brega funk, esse gênero que explodiu no Brasil.
Para escutar essas músicas que eu listei aqui e muitas outras tão incríveis quanto, onde e quando você quiser, basta assinar um dos meus planos.
Tenho certeza de que você não vai se arrepender, pois eu conto com uma curadoria especializada, que cuida perfeitamente da minha plataforma para que você sempre encontre playlists atualizadas.
Ah, não deixe de aproveitar o momento para conhecer também os maiores sucessos do funk carioca nesse outro post do meu blog! Até a próxima!