Os cantores de rap brasileiro são muito importantes para o cenário musical do Brasil hoje e, merecidamente, estão ganhando cada vez mais renome, reconhecimento e respeito da população geral. Nada mais justo, não é mesmo?
Mas a verdade é que essa história nem sempre foi assim. Especialmente no começo, o rap era muito marginalizado e associado à violência urbana, muito por conta do preconceito latente de parte do Brasil com a sua população mais pobre.
O tempo e o trabalho duro dos artistas foi mudando essa realidade. O surgimento de novos subgêneros de rap, como o rap romântico, por exemplo, também foi ajudando o gênero a se popularizar e ganhar o coração e os ouvidos dos brasileiros.
Quer saber um pouco mais sobre a história do rap no Brasil e conhecer quem são os principais cantores do rap do país? Então dá uma olhada neste texto especial que eu preparei hoje para os fãs do gênero!
PRIMEIRO MÊS GRÁTIS? É #SÓNADEEZER!
História do Rap no Brasil
O rap surgiu com força no Brasil no final da década de 1980, mas antes disso já existiam algumas músicas que flertavam com o estilo.
Algumas das possíveis primeiras canções de rap brasileiro são “Deixa Isso Pra Lá” (1979) de Arnaud Rodrigues e Luís Carlos Miele, “Mandamentos do Black” (1977) e o “Melô da Mão Branca”, de Gerson King Combo.
No final dos anos 1980, grupos de periferia se reuniam na Galeria 24 de Maio e na Estação São Bento, em São Paulo, onde nasceu o grupo Rota de Colisão, que foi um dos primeiros a defender o Hip Hop na praça São Bento, mesmo local onde o movimento punk começava a surgir no Brasil.
Nessa época, uma grande parte da população não aceitava o rap, pois consideravam um estilo musical violento e o preconceito com a periferia interferia muito nessa percepção.
Em 1984, o grupo americano Public Enemy fez uma apresentação no Brasil, o que introduziu o rap a um número grande de pessoas e fortaleceu o movimento no país.
Com o tempo, diversos artistas foram surgindo e criando uma cena de rap no país, como Thaíde, MC Jack, DJ Hum e os Racionais, grupo formado por Mano Brown, Edy Rock, Ice Blue e KL Jay.
No Rio de Janeiro, cantores como MV Bill e Gabriel Pensador também começaram a desenvolver o gênero, junto com o Planet Hemp, liderado por Marcelo D2, que trazia uma espécie de rapcore, que misturava rap, reggae e rock.
Daí pra frente, o gênero se desenvolveu e diversos artistas começaram a se consolidar, como Negra Li, Facção Central, Sabotage, ConeCrewDiretoria, GOG, Emicida, Projota, Rashid, Black Alien, Criolo e tantos outros.
Cantores de rap brasileiro
Agora eu vou te mostrar uma lista com alguns dos maiores cantores e cantoras de rap do Brasil. Não vai dar pra colocar todo mundo, porque o espaço é pouco, mas eu prometo que eu vou dar o meu melhor para colocar pelo menos os mais importantes.
Se você sentir que ficou faltando alguém muito importante, pode me avisar nos comentários. Eu vou voltar a esse texto no futuro para adicionar mais artistas importantes. Confira agora a lista com cantores de rap brasileiro:
Mano Brown
O Mano Brown é, com toda certeza, um dos maiores (se não o maior) nomes do rap brasileiro. Integrante líder do Racionais, Brown esteve sempre muito atento às lutas sociais e a sua obra reflete a realidade brasileira de uma forma muito crua e também reflexiva.
O álbum Sobrevivendo no Inferno, de 1997, dos Racionais, é, provavelmente, o álbum mais importante da história do rap no Brasil, servindo de influência para muitos dos artistas que conhecemos hoje em dia.
Conhecido por sua aversão às mídias de massa, Mano Brown raramente concede entrevistas a jornais, revistas e programas de televisão.
Ainda assim, a sua influência na música brasileira não pode ser menosprezada, já que o seu trabalho influenciou e continuará influenciando gerações.
Ouça algumas das principais canções de Mano Brown no player abaixo:
Marcelo D2
Marcelo D2, por sua vez, começou cantando no Planet Hemp, uma banda de rapcore, que misturava o rap com elementos do rock e do reggae.
Ele é muito célebre até hoje por misturar samba com a black music e já fez várias parcerias com artistas de outros gêneros, como o axé music, por exemplo.
Ele surgiu na música brasileira em 1995, com o disco Usuário, da banda Planet Hemp. O som era bem pesado, mas com muitos sons tipicamente brasileiros e as letras discutiam a discriminação da maconha e a liberdade de expressão.
Em 1998, a banda lançou Eu Tiro É Onda, onde ele misturou o hip hop com o samba em uma batida cativante.
Essa fusão, entretanto, só foi consagrada mesmo em 2003, quando ele lançou A Procura Da Batida Perfeita, o seu primeiro álbum solo.
Ouça as principais canções de Marcelo D2 no player abaixo:
Criolo
Criolo começou a escrever rap aos 11 anos, idade em que já participava de batalhas de rap. Em 2004, começou a publicar gravações caseiras de suas músicas em sua página na falecida rede social Myspace.
Em 2006, ele lançou o seu primeiro álbum de estúdio, intitulado Ainda Há Tempo, e fundou a rinha dos MCs, que existe até hoje.
Em 2011, ele lançou o seu segundo disco, Nó Na Orelha, que foi uma virada completa no seu estilo musical.
Agora, ao invés de apostar em um som mais eletrônico, ele trazia um som com instrumentos como guitarra, baixo, piano e trompete. O disco realmente dá um nó na orelha justamente por conta da mistura de gêneros e estilos musicais diferentes, criando um som muito único.
Em 2014, ele lança o seu terceiro álbum, chamado Convoque Seu Buda, um dos trabalhos de maior sucesso na sua carreira até então.
O cantor é conhecido por suas letras complexas e recheadas de referências. É preciso ouvir as faixas com atenção e mais de uma vez para captar todas as mensagens que ele quer transmitir e, ainda assim, sempre que você escutar uma música dele de novo, vai pegar mais um detalhe que antes havia passado despercebido.
Confira as principais canções do Criolo no player abaixo:
Djonga
Djonga é um dos nomes mais influentes do rap na atualidade. Suas músicas tem uma lírica afiada e agressiva, recheada de críticas sociais.
Natural de Belo Horizonte, em Minas Gerais, ele começou a compor músicas em 2010, com apenas 16 anos de idade.
Sua inspiração veio muito do funk e do rap nacional, sendo que seus artistas favoritos foram o Racionais MCs e o Dogão.
Até hoje, já lançamentos 5 álbuns de estúdio e suas músicas sempre dão o que falar. Ouça as principais faixas do Djonga no player abaixo:
Emicida
O Emicida é uma das maiores revelações do hip hop dos anos 2000. O nome é uma fusão das palavras MC com homicida e vem por conta do seu desempenho monumental em batalhas de rap, de onde sempre saía vencedor.
O rapper também criou um acrônimo para o seu nome. Dessa forma, E.M.I.C.I.D.A significaria “Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte”.
A sua primeira apresentação na mídia (tirando as batalhas de improvisação) foi com o single “Triunfo”, que fez muito sucesso na época do seu lançamento em 2008.
O seu trabalho de estréia foi o Pra quem já Mordeu um Cachorro por Comida, Até Que Eu Cheguei Longe, de 2009, que conta com 25 faixas.
Ele também tem sua própria gravadora, o Laboratório Fantasma, que também se transformou em uma marca de roupas que faz bastante sucesso.
Em 2019, ele lançou o álbum AmarElo, que contou com diversas participações de peso, como Pabllo Vittar, Majur e Zeca Pagodinho.
Escute as principais canções do Emicida no player abaixo:
Playlist Segue o Rap
A playlist Segue o Rap foi feita pelo Eduardo, que é editor na minha plataforma e responsável por outras playlists que bombam bastante no meu app, como Radar Rap, Radar Funk, Trapzera, Viral Rap, Funkadão, Funk Pop, Rap das Minas e muitas outras.
Na playlist Segue o Rap, ele traz diversos artistas do gênero, como Criolo, Tropkillaz, Major RD, Matuê, Orochi, Altamira, Sidoka, Haikaiss, Djonga, Coyote Beatz, LUDMILLA, Salvador da Rima, Felipe Ret e muitos outros.
Confira uma lista de reprodução Segue o Rap no player abaixo:
Ouça os melhores cantores de rap na Deezer
Os cantores de rap brasileiro fazem a diferença no Brasil hoje em dia. Suas músicas não falam somente da realidade do Brasil, mas muitas vezes também falam de temas mais leves, como o amor ou “as pequenas alegrias da vida adulta”.
E o melhor lugar para ouvir os cantores de rap brasileiro é no meu aplicativo, pois aqui, a qualidade do streaming é muito melhor, o que vai te permitir pegar todos os detalhes das produções nacionais.
Além disso, eu conto com uma série de playlists escolhidas por editores especializados, que vão te ajudar a nunca ficar de fora das principais novidades do rap brasileiro.
Por isso, confira os planos disponíveis hoje, escolha aquele que mais se encaixa no seu momento e escute seus cantores de rap brasileiros preferidos sem anúncio!